Pensamentos de Stephen R. Covey

“No lugar de se concentrar em coisas e tempo, concentre-se em preservar e fortalecer relacionamentos e em atingir resultados... Tudo o que fazemos é alcançado por meio de delegação – em relação ao tempo ou a outras pessoas. Se delegarmos ao tempo, pensamos em eficiência. Se delegarmos a outra pessoa, pensamos em eficácia”.

“O verdadeiro auto-respeito vem do domínio sobre o eu, da verdadeira independência... Não se pode ter os frutos sem as raízes. É o princípio da seqüência. A Vitória Pessoal precede a Vitória Pública. O autodomínio e a autodisciplina são as vigas mestras do bom relacionamento com outras pessoas... Se você cultiva o hábito de manter sempre as promessas que faz, você constrói pontes de confiança por sobre os abismos de compreensão entre você e os outros...”.

“A integridade inclui, mas transcende a honestidade. Honestidade é dizer a verdade – em outras palavras, adaptar as nossas palavras à realidade. Integridade é adaptar a realidade às nossas palavras – ou seja, é manter promessas e satisfazer expectativas. Para isto, é preciso um caráter integrado, unidade, principalmente em relação a si, mas também à vida”.

“Existe certamente um lugar para o pensamento do tipo vencer-perder em situações realmente competitivas e de baixo nível de confiança. Porém, a maior parte da vida não é uma competição. Não temos de viver diariamente competindo com nossa esposa, nossos filhos, nossos parceiros de trabalho, nossos vizinhos e amigos. ‘Quem está ganhando, no meu casamento?’ é uma pergunta ridícula. Se ambos não estiverem ganhando, ambos estarão perdendo”.

“Mentalidade da Abundância emerge de uma noção interior de valor pessoal e de segurança. É o paradigma de que há bastante lá fora e o suficiente de reserva para todos. Ele resulta no compartilhar do prestígio, do reconhecimento, dos lucros, das tomadas de decisão. Ele abre possibilidades, opções, alternativas e criatividade”.

“Você nunca será capaz de realmente entrar em uma pessoa, ver o mundo como ela vê, enquanto não desenvolver o desejo puro, a força de caráter pessoal, a conta bancária emocional positiva, bem como a habilidade de ouvir empaticamente”.

“Enquanto as práticas são específicas para uma situação, os princípios são profundos, verdades fundamentais que têm aplicação universal. Aplicam-se a indivíduos, a casamentos, a famílias, a organizações particulares e públicas de todos os tipos. Quando essas verdades são internalizadas e se transformam em hábitos, elas dão às pessoas o poder de criar uma sábia variedade de práticas para lidar com diferentes situações”.

-- Stephen R. Covey